Por Assessoria | Postado em: 28/04 - 14:51
Biolabore assiste cooperativa em projeto de fomento à agricultura familiar no Oeste

Os produtores de Matelândia e de Céu Azul, membros da Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar (Cooprafa), serão beneficiados a partir da assinatura do Termo de Fomento do Projeto Mais Renda no Campo da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab), do Paraná. O projeto prevê o emprego de R$240 mil em diferentes iniciativas. Ao todo são 83 associados que serão beneficiados. O documento foi assinado pelo presidente da Cooprafa, Vilmar Sandi.

O Termo de Fomento prevê a construção de estufas de 380m², em 11 propriedades para a produção de verduras, disponibilização de mudas e sementes a todos os produtores cooperados, realização de dois ‘dias de campo’ para a recuperação e proteção de nascentes, trabalho que será desenvolvido em parceria com a Emater, além de equipamentos e contratação de serviços para otimizar a gestão cooperativa.

Conforme a assessora em gestão de cooperativas da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), Thainá Berlim de Oliveira Santos, o objetivo é a inclusão produtiva em vias sustentáveis com a diminuição da sazonalidade de oferta de olerícolas para atendimento à programas institucionais, fator que será possível a partir da implantação da produção em estufas.

Produção sustentável

A assistência técnica e acompanhamento para a inclusão no Projeto Mais Renda no Campo foi feito pelos técnicos de campo da Biolabore, Dari Vargas e Daniela Zigiotto, que atendem os dois municípios e a assessora de gestão de cooperativas, Thainá Berlim, com parceria da Emater, Vigilância Sanitária e poder público de Matelândia.

Com este trabalho a Biolabore alinha as ações para os mesmos objetivos propostos pelo Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável, da Itaipu Binacional, instituição com a qual mantém contrato para atendimento aos municípios da região Oeste do Paraná.

Mais Notícias

Fale conosco
Rodovia PR 488, km 63 - Linha Novo Paraíso - Centro Avançado de Pesquisa (CAP) - Santa Helena - PR - CEP: 85.892-000
(45) 3268 3258
biolabore@gmail.com.br
Biolabore Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw