Por Assessoria | Postado em: 10/07 - 16:36
Biolabore presta assistência para produtores de Diamante do Oeste na produção e comércio

O município de Diamante D’Oeste iniciou na última semana a Feira do Produtor. O espaço conta com 12 novos kits destinados à Associação Diamantense da Agricultura Familiar (Adaf). Com esta estrutura será possível incrementar e incentivar as formas de comércio, em cadeias curtas, do que é produzido no município. Os kits-feira foram repassados ao município por intermédio de uma parceria entre Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, por intermédio do Convênio Linha Ecológica.

Foram destinados três kits ao assentamento, um ao Sindicato, um ao clube de mães, um aos indígenas, e seis para a agricultura familiar, de acordo com a Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), que presta assistência técnica à produção e agro industrialização no município.

Conforme a secretária de Agricultura, Daniele Gentelini, os produtores já comercializavam a produção por intermédio de programas institucionais de merenda, porém, a feira é mais uma forma de incentivo. “É um ponto de comercialização para os produtores organizados pela Adaf, associação fundada em 2006 e que fomenta a produção ecológica”, ressalta.

Demanda

Datas específicas devem ser definidas, conforme o prefeito de Diamante D’Oeste, Guilherme Pivatto, tendo em vista que esta é uma demanda trabalhada há bastante tempo no município.  

A tecnóloga em alimentos da Biolabore, Débora Guerino Boico, destaca o trabalho desenvolvido com os produtores do município e a importância da feira. Conforme o gestor do Convênio Linha Ecológica, Mauri Schneider, os kits-feira são equipamentos que possibilitam estruturar as feiras e estimular o comércio em cadeias curtas.

Parceria

O gerente da Divisão de Proteção Ambiental da Itaipu, Gilmar Secco, ressalta que essa é uma parceria importante para a valorização da agricultura familiar e orgânica.

O Convênio Linha Ecológica, uma parceria entre Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, viabilizou a entrega de 220 ‘kits feira’ para as organizações de agricultores familiares da região.

A ação foi possível através de uma integração e interface entre os Programas de Educação Ambiental e o Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável da Itaipu.

Mais Notícias

Fale conosco
Rodovia PR 488, km 63 - Linha Novo Paraíso - Centro Avançado de Pesquisa (CAP) - Santa Helena - PR - CEP: 85.892-000
(45) 3268 3258
biolabore@gmail.com.br
Biolabore Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw