Por assessoria | Postado em: 23/07 - 22:15
Capacitação aborda fruticultura e olericultura em sistemas agroflorestais no Oeste do Paraná

Um grupo de produtores de Altônia participou nesta quinta-feira (22), de um curso sobre olericultura e fruticultura em sistemas agroflorestais. O curso foi ministrado pelos engenheiros agrônomos Alessander Von Wagner Fagundes e Thiago Henrique De Lai, da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore). Houve o envolvimento de produtores rurais e associados da Associação de Produtores Agroecológicos de Altônia (Apaa) e três graduandas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), de Umuarama.

O curso, com duração de 8h foi desenvolvido em uma propriedade para estudo, capacitação e realização de atividades coletivas, Pousada Vale do Sol.

O engenheiro Alessander Fagundes destacou a fruticultura com enfoque em algumas espécies como pitaia, maracujá e abacaxi. Na segunda etapa do curso, Thiago De Lai abordou a teoria e prática em composteiras para extrair o máximo de nutrientes na produção final do adubo orgânico.

Conforme De Lai, além disso, foi demonstrada a eficiência da olericultura dentro do sistema agroflorestal como, proteção contra geadas e diversidade de plantas. “Com o sistema agroflorestal, integrado à olericultura e fruticultura, é possível aproveitar melhor o espaço e o tempo, com diferentes períodos de produtividade”, ressaltam os engenheiros agrônomos.

Como conteúdo complementar foi detalhado os trabalhos sobre pulverizações como, adubos folhares, estimulantes e defensivos naturais.

Mais Notícias

Fale conosco
Rodovia PR 488, km 63 - Linha Novo Paraíso - Centro Avançado de Pesquisa (CAP) - Santa Helena - PR - CEP: 85.892-000
(45) 3268 3258
biolabore@gmail.com.br
Biolabore Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw