Por Assessoria | Postado em: 01/05 - 10:18
Combate à mastite com produtos caseiros é tema de oficina em municípios do Oeste

A interação entre microrganismos, condições favoráveis para ocorrência, somados à ação e possíveis erros de manejo, criam condições favoráveis à contaminação da glândula mamária e o desenvolvimento das mastites, uma das principais doenças que acomete os bovinos leiteiros. A região oeste do Paraná tem um grande plantel e, além disso, pequenos produtores têm nesta atividade a principal fonte de renda. Adequações de manejo e, produtos caseiros, são eficazes no combate à doença.

Quando os animais são infectados e desenvolvem a mastite, dentre os principais prejuízos estão a queda na produção leiteira, perda na qualidade do leite, maior custo de produção e o descarte prematuro dos animais por perda de um ou mais quartos mamários, que se tornam fibrosos e improdutivos.

Com o objetivo de evitar esse tipo de situação a Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), desenvolveu oficinas em Entre Rios do Oeste e Pato Bragado sobre a utilização de pomadas caseiras e outros métodos naturais para tratamento e controle de mastite em bovinos leiteiros.

O trabalho teve como foco de abordagem temas como, o que é mastite, prejuízos que ela causa, tipos de mastites, formas de identificação, importância dos métodos de identificação, manejo preventivo durante a ordenha, manejo sanitário e alimentar com os animais para aumentar a imunidade.

Foram apresentadas algumas plantas medicinais com propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, antibióticas, como tansagem, picão, erva de bugre e outras, como explica a técnica da Biolabore Cristiani Cavilhão.

A Biolabore desenvolve trabalhos em diferentes setores com assessoria e assistência técnica na produção rural. Para tanto executa ações por intermédio de convênios, como o que ocorre por intermédio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável, da Itaipu Binacional.

Mais Notícias

Fale conosco
Rodovia PR 488, km 63 - Linha Novo Paraíso - Centro Avançado de Pesquisa (CAP) - Santa Helena - PR - CEP: 85.892-000
(45) 3268 3258
biolabore@gmail.com.br
Biolabore Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw