Por Assessoria Prefeitura de Céu Azul | Postado em: 29/06 - 10:38
Conferência discutiu segurança alimentar em Céu Azul

Com o tema “Comida no Campo e na Cidade - O que temos e o que queremos”, Céu Azul realizou, na quarta-feira (26), a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O evento, uma ação conjunta das Secretarias de Assistência Social, Educação, Agricultura, Saúde e EMATER, teve o apoio da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore). O objetivo central foi verificar e avaliar os projetos e ações que estão sendo realizadas no município e como melhora-los, identificar os avanços e obstáculos e apresentar proposições para garantir comida no campo e na cidade.

PRODUÇÃO DE ORGÂNICOS

A engenheira agrônoma da Biolabore, Daniela Cristiane Zigiotto, apresentou um balanço da produção de alimentos saudáveis no Município. De acordo com ela, houveram avanços expressivos nos 10 anos em que a Biolabore atua em Céu Azul.

“Embora ainda não haja certificação das propriedades, a produção de orgânicos no município é significativa. Os produtores vêm aprimorando as técnicas”, afirmou. Atualmente 35 produtores produzem alimentos orgânicos em Céu Azul, a meta é expandir para mais de 60, no mínimo, quiçá 100 produtores, ambiciona Daniela.

Eixos

Jussara Walkowicz, coordenadora da área de desenvolvimento social, mercado e agroindústrias do EMATER, discorreu sobre o tema central, antecedendo os grupos de trabalho em que discutiram os três eixos temáticos da Conferência: 1) Alimentação como princípio de existir; 2) Desafios e possibilidades na construção da política pública e 3) A geografia da fome e o desperdício de alimentos.

Com relação ao Eixo 1, Jussara afirma que a análise está na qualidade, quantidade e acesso; no Eixo 2, o entendimento está no como fazer as políticas públicas, para que servem e como ajudar a melhorar os programas existentes; no Eixo 3, o problema maior está no desperdício.

Segundo Walkowicz a segurança alimentar começa com os cuidados com os desperdícios. “Quando desperdiçamos alimentos estamos desperdiçando também solo e água. Com estes cuidados vamos produzir somente o que precisamos e com isso garantir alimentos no futuro, com solo e água para produzir”, afirmou.

O prefeito Germano Bonamigo fez a abertura do evento que contou com as presenças dos secretários da Agricultura, Luiz Alberto Colleoni; da Educação, Cleonides Wolf; Assistência Social, Naci Bonamigo; da Administração Caroline Pasquetti e de Finanças, Jonimar Jung. Prestigiaram ainda, do Emater: Lindomir Pezenti, chefe regional e Diogo Muller, técnico do escritório de Céu Azul; Douglas Kunz da Biolabore e Douglas Finkler do Banco do Brasil.

Com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Céu Azul

Mais Notícias

Fale conosco
Rodovia PR 488, km 63 - Linha Novo Paraíso - Centro Avançado de Pesquisa (CAP) - Santa Helena - PR - CEP: 85.892-000
(45) 3268 3258
biolabore@gmail.com.br
Biolabore Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw