Por Assessoria | Postado em: 08/05 - 18:41
Panificação gera renda à agricultura familiar e solidária no Oeste do Paraná

O fomento à renda no campo está entre os fatores que fortalecem a agricultura familiar, o que, em alguns casos é feito por intermédio da implementação das agroindústrias. Pequenos produtores têm neste tipo de iniciativa uma alternativa para ganhar mais com aquilo que é produzido na propriedade. A produção de panificados é um exemplo que representa mais renda.

Em Foz do Iguaçu os produtores entregam o que produzem à programas institucionais, tanto à instituições ligadas à Administração Municipal, quanto ao Governo do Estado, como ocorre no caso da merenda escolar. O trabalho recebe acompanhamento técnico em diversos estágios.

A Administração Municipal tem na Cooperativa da Agricultura Familiar e Solidária do Oeste do Paraná (Coafaso), uma parceira para o fomento à atividade agrícola e de produção em pequenas propriedades. Dentro deste contexto, a Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), oferece suporte técnico na manipulação e boas práticas. O trabalho é desenvolvido dentro do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável da Itaipu Binacional, que tem contrato com a Biolabore.

Aperfeiçoamento

Conforme a tecnóloga em alimentos, Débora Guerino Boico, há um processo de aperfeiçoamento constante. sexta-feira (04), foi mantida uma reunião com produtores de panificados da agricultura familiar de Foz do Iguaçu que atendem demandas de programas institucionais do município e do Estado.

O intuito é estimular a diversificação na merenda escolar, com observância ao poder nutritivo. Novas receitas, como a confecção de bolos, estão entre as propostas para incrementar o “cardápio”. “A variedade de receitas também influencia na aceitação dos produtos por parte das crianças e demais públicos atendidos”, observa Débora.

Parcerias

O presidente da Biolabore, Douglas Kunhz, ressalta que há uma integração regional para a geração de resultados satisfatórios. “Temos um relacionamento parceiro com as prefeituras, outras cooperativas, associações e produtores, e prestamos um trabalho importante no suporte ao desenvolvimento das atividades rurais e de agroindustrialização”, destaca.

Cursos, palestras e treinamentos práticos são desenvolvidos em toda a região pela Biolabore em diferentes setores.

Mais Notícias

Fale conosco
Rodovia PR 488, km 63 - Linha Novo Paraíso - Centro Avançado de Pesquisa (CAP) - Santa Helena - PR - CEP: 85.892-000
(45) 3268 3258
biolabore@gmail.com.br
Biolabore Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw