Por assessoria | Postado em: 23/07 - 23:01
Parceria possibilita compra de equipamentos para associações de apicultores no Oeste do Paraná

Em processo de encerramento do convênio 2020/2021 com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a Associação dos Apicultores de Terra Roxa (Apiterra) e a Associação dos Apicultores do Oeste do Paraná (Apioeste) receberam diversos equipamentos. Alguns já entraram em uso.

A Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore) esteve presente junto às associações na elaboração dos projetos. Em parceria com outras entidades, foi possível  maior êxito e crescimento junto aos apicultores e às associações, segundo o técnico em apicultura Angelo Daniel Valoto. Como complemento, foram efetuadas visitas individuais, atendimentos coletivos e associativos para maior profissionalização da apicultura do oeste do Paraná.

Novos equipamentos

Na última remessa de equipamentos houve a disponibilização para a Apiterra de centrífuga 31 quadros, mesa para rotulagem e envase, decantadores, bomba de condução com pré-filtragem, bandejas para colocação de melgueiras e envasadora pneumática com motor. A Apioeste recebeu uma laminadora de cera.

Nova parceria

Em continuidade, novos projetos foram protocolados junto à Seab para mais uma parceria em benefício à Apiterra e à Apioeste. Há a busca por novos equipamentos e ampliação do espaço físico com objetivo de dar respostas aos associados e colaboradores no incentivo ao profissionalismo, segundo Valoto.

Com esta iniciativa também será possível o aumento da produção e estocagem no intuito de venda em volume, visto que na última safra a venda ocorreu no atacado com um valor muito bom, segundo o técnico da Biolabore. “O preço oscilou de R$15,50 a R$13 no encerramento da safra, preço nunca alcançado e com um volume tão grande disponível para o comércio atacadista”, ressalta.

A Biolabore, segundo Valoto, continua acreditando que a assistência técnica, acompanhamento do processo produtivo, profissionalização e industrialização, por meio de parcerias privadas e públicas, seja o caminho para a consolidação das atividades e produção da agricultura familiar.

Mais Notícias

Fale conosco
Rodovia PR 488, km 63 - Linha Novo Paraíso - Centro Avançado de Pesquisa (CAP) - Santa Helena - PR - CEP: 85.892-000
(45) 3268 3258
biolabore@gmail.com.br
Biolabore Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw