Por assessoria | Postado em: 28/04 - 12:49
Pequenos produtores de Santa Helena buscam apoio da Câmara de Vereadores para incentivo

A Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), participou nesta terça-feira (27), juntamente com o Grupo Vida Orgânica e a Associação Municipal dos Pequenos Agricultores de Santa Helena (Ampas), de uma reunião com os vereadores do município, para apresentar algumas demandas. O objetivo foi viabilizar estruturas, recursos e incentivos por intermédio de um grupo permanente de trabalho.

Atualmente, segundo apresentado na reunião, são 12 famílias que se enquadram como produtoras de orgânicos, porém, o número de associados à Ampas é maior e se enquadra como pequenos produtores.

Grupo de trabalho

Dentre as sugestões está a criação de um grupo de trabalho permanente com a participação da Ampas, Grupo Vida Orgânica, Secretaria Municipal de Agricultura e representantes do Legislativo Municipal, destinado a pensar políticas públicas para a agricultura orgânica, agroecológica e familiar no município de Santa Helena.  

Expectativa positiva

Segundo a presidente da Ampas, Anadir Fochezatto, aparentemente o resultado da reunião é satisfatório. “Percebeu-se o interesse de alguns representantes do legislativo de construir, coletivamente, as políticas públicas para atender as demandas do grupo”, destaca.

O próximo passo será reunir os envolvidos para a elaboração de um projeto que, posteriormente deve ser, novamente, apresentado aos vereadores. “Dentre as expectativas está a aquisição de equipamentos de pequeno porte para atender aos produtores”, ressalta a tecnóloga em alimentos, Débora Guerino Boico, que representou a Biolabore na reunião.

A presidente da Câmara de Vereadores, Fabrícia Bedendo, destaca positivamente a reunião e a possibilidade de auxiliar o grupo. “É um setor muito importante e é necessário contribuir para melhorar os trabalhos dos produtores e da associação no município”, observa.

Produção sem “venenos”

Conforme documento entregue aos vereadores, plantar sem “venenos”, ou químicos, e assegurar a não contaminação em relação aos outros tipos de cultivo que ainda existem nos entornos requer estruturas e recursos básicos que possibilitam a organização, o cultivo, a comercialização e o desenvolvimento de todo o Grupo Vida Orgânica.

Mais Notícias

Fale conosco
Rodovia PR 488, km 63 - Linha Novo Paraíso - Centro Avançado de Pesquisa (CAP) - Santa Helena - PR - CEP: 85.892-000
(45) 3268 3258
biolabore@gmail.com.br
Biolabore Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw