Por Assessoria | Postado em: 18/07 - 17:12
Produtores do Oeste conhecem técnica de produção em sistemas agroflorestais

Uma visita técnica sobre sistemas agroflorestais em um campo experimental na Pousada Vale do Sol, possibilitou aos produtores de Altônia, conhecerem mais detalhes sobre este sistema de cultivo. Participaram os agricultores da Associação de Produtores Agroecológicos de Altônia (Apaa). O objetivo foi difundir as técnicas de produção de hortaliças em conjunto com outras plantas, o chamado modelo de integração, o que pode ser feito com frutíferas, árvores para madeiras ou plantas de acumulação.

Conforme o engenheiro agrônomo da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), Thiago de Lai, dentre os destaques esteve o controle biológico e uso de matéria e adubo orgânico para a produção de hortaliças. Também foram observados os conceitos de proteção de solo com palhadas e adubação verde.

A atividade contou com teoria e prática e constatação de modelos na área experimental. Foram observados dois modelos, um com base em floresta legal com sistema agroflorestal e outro em área degradada para melhoramento do solo com aditivos minerais e plantas de acumulação, por meio da adubação verde e árvores de podas.

O sistema agroflorestal é um sistema que reúne as culturas de importância agronômica em consórcio com a floresta, o que permite a produção de alimentos, que é sustentável, e ainda faz a recuperação florestal. Este é um modelo voltado à sustentabilidade, incentivada pela Biolabore por intermédio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável da Itaipu Binacional.

Mais Notícias

Fale conosco
Rodovia PR 488, km 63 - Linha Novo Paraíso - Centro Avançado de Pesquisa (CAP) - Santa Helena - PR - CEP: 85.892-000
(45) 3268 3258
biolabore@gmail.com.br
Biolabore Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw