Por Assessoria | Postado em: 15/04 - 14:10
Produtores rurais de Itaipulândia conhecem técnicas de cultivo protegido

A Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), realizou um curso quinta-feira (11), em Itaipulândia, sobre a viabilidade de produção em cultivos protegidos. Houve a participação de 11 agricultores. A demanda foi apresentada pelos produtores que, têm interesse em trabalhar com este tipo de sistema. Dentro do conteúdo foram abordados aspectos técnicos e econômicos, conforme a engenheira agrônoma Natália Alberti.

O conteúdo abordou ‘como o que é cultivo protegido, quais as opções de cultivos protegidos, as orientações técnicas pra instalação (luminosidade, temperatura, declividade do terreno, adubação, necessidade hídrica), e também a viabilidade econômica, retorno do investimento, custos de produção e as vantagens e desvantagens, oportunidades e cuidados que devem ser tomados nesse tipo de cultivo’.

O curso foi uma demanda apresentada pelos agricultores, tanto para hortaliças, quanto para produção de morango em sistemas agroecológicos, segundo Natália Alberti. “Os fatores climáticos do município, como a alta temperatura e umidade relativa do ar nas estações quentes do ano tornam o cultivo de algumas espécies dificultoso, sendo então a produção em cultivo protegido uma possibilidade que deve ser avaliada pelo produtor, contando com a parceria do engenheiro agrônomo, que pode sanar as dúvidas quanto aos aspectos técnicos e econômicos da produção”, ressalta.

Participaram 11 agricultores do município de Itaipulândia que possuem interesse em investirem na atividade. No final do curso foram distribuídas cartilhas sobre construção de estufas de bambu, cedidas por intermédio de parceria com Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA).

Mais Notícias

Fale conosco
Rodovia PR 488, km 63 - Linha Novo Paraíso - Centro Avançado de Pesquisa (CAP) - Santa Helena - PR - CEP: 85.892-000
(45) 3268 3258
biolabore@gmail.com.br
Biolabore Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw