Por Assessoria | Postado em: 07/04 - 12:57
Suplemento mineral caseiro diminui custos e aumenta produção

As pastagens, por melhores que seja, não suprem em 100% as necessidades nutricionais do gado, incluída a pecuária de leite, que requer alguns cuidados específicos. O sal mineral, como é conhecido, tem a função de corrigir as deficiências de minerais na dieta dos ruminantes, como cálcio, ferro, enxofre, entre outros. Em um curso realizado em São Pedro do Iguaçu, os produtores rurais aprenderam como preparar o suplemento caseiro.

A eficácia da receita caseira é a mesma dos produtos comprados prontos, segundo o engenheiro agrônomo, Marcos Rogério dos Santos, que desenvolveu o treinamento pela Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), por intermédio de incentivo da Itaipu Binacional com o Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável.

O curso reuniu 12 produtores na comunidade de Campo Grande, interior de São Pedro do Iguaçu. O objetivo é oferecer uma alternativa viável e econômica de minerais para o gado de leite. O engenheiro agrônomo ressalta que há a possibilidade de disponbilização do suplemento de maneira livre para que o animal consuma conforme a própria necessidade, ou obedecendo à orientação técnica.

A utilização do suplemento mineral diminui a infestação por parasitas e melhora a reprodução bovina, com resultados positivos para o produtor em diferentes aspectos, segundo Marcos Rogério dos Santos.

Mais Notícias

Fale conosco
Rodovia PR 488, km 63 - Linha Novo Paraíso - Centro Avançado de Pesquisa (CAP) - Santa Helena - PR - CEP: 85.892-000
(45) 3268 3258
biolabore@gmail.com.br
Biolabore Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw