Por Assessoria | Postado em: 07/05 - 10:13
Utilização de microrganismos eficientes é trabalhada em oficinas no Oeste do Paraná

Duas oficinas ‘Microrganismos Eficientes (EM) e sua utilização na Agricultura Familiar’ foram realizadas nos municípios de São Pedro do Iguaçu, (distrito de Luz Marina) e Diamante do Oeste. A ação é desenvolvida pela Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), por intermédio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável, da Itaipu Binacional.

 O objetivo principal das oficinas foi apresentar aos produtores os Microrganismos Eficientes e mostrar a sua importância dentro da agricultura, conforme os técnicos da Biolabore Caroline Maffini e Faguiner Araújo que ministraram as oficinas. Além disso, durante a prática, os técnicos apresentaram diferentes maneiras de coletar os EM na natureza e a sua aplicação no dia a dia do produtor.

A oficina foi de grande importância, “tendo em vista que os EM são tornam-se eficientes na agricultura familiar, pois equilibram o solo, melhoram a resistência das plantas e otimizam a utilização da matéria orgânica”, frisa Caroline Maffini. “Tudo isso com custo extremamente baixo, reduzindo gastos com insumos”, observa. “Os EM não poluem, não deixam resíduos sendo totalmente seguros para a utilização”, segundo os técnicos da Biolabore que desenvolveram as oficinas.

O objetivo com este tipo de trabalho é o estímulo à utilização dos EM para gerar alimentos mais saudáveis, tanto para o consumidor final quanto para o produtor destes alimentos.

Os Microrganismos Eficientes

Os microrganismos eficientes são seres como fungos e bactérias que vivem naturalmente em solos férteis e em plantas. Esses microrganismos podem ser utilizados na agricultura e na criação animal. Os microrganismos eficientes são capturados na mata, preferencialmente virgem e, depois disso, ativados com melaço.

Dentre os benefícios para o solo com a utilização dos EM está a melhora da capacidade fotossintética das plantas, aumento da eficácia das matérias orgânicas, dos aspectos físico, químico e biológico do solo; Eliminam doenças e patógenos; Fermentam matéria orgânica ao contrário de deteriorá-la.  Além disso, os microrganismos eficientes também decompõem matéria orgânica rapidamente, uma vez incorporada no solo e facilitam a liberação de quantidades maiores de nutrientes para as plantas.

Mais Notícias

Fale conosco
Rodovia PR 488, km 63 - Linha Novo Paraíso - Centro Avançado de Pesquisa (CAP) - Santa Helena - PR - CEP: 85.892-000
(45) 3268 3258
biolabore@gmail.com.br
Biolabore Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw